Marcelo Rebelo de Sousa está estável após cirurgia de hérnia encarcerada

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se estável e tranquilo após ter sido submetido a uma cirurgia de urgência a uma hérnia encarcerada, no Hospital de São João, no Porto. A operação decorreu na noite de segunda-feira, após o chefe de Estado ter sentido indisposição durante o regresso de Amarante, onde assistiu às exéquias do Engenheiro António Mota.

Segundo Maria João Baptista, presidente do conselho de administração do hospital, a cirurgia correu bem, sem complicações, e o pós-operatório está a decorrer de forma adequada. O Presidente terá alta previsivelmente até quarta-feira, devendo, entretanto, manter repouso e fazer exames de rotina, incluindo análises.

A diretora clínica, Elisabete Barbosa, esclareceu que Marcelo Rebelo de Sousa necessitará de repouso, estando previsto que esteja recuperado em cerca de duas semanas. A médica referiu que a intervenção foi determinante devido a sintomas de oclusão intestinal e vómitos.

Esta não é a primeira cirurgia de hérnia do chefe de Estado: em 2017 foi operado a uma hérnia umbilical e, em 2021, a duas hérnias inguinais bilaterais, tendo sempre recuperado com sucesso.

0