Os portugueses estão cada vez mais velhos, mas a viver mais anos. Nas últimas três décadas, o número de idosos duplicou e as pessoas que festejaram o centenário aumentaram 77% nos últimos 10 anos. Contudo, quase meio milhão de idosos estão em risco de pobreza, estando a viver com menos de 551 euros por mês. Este é um retrato da geração com 65 e mais anos que a Pordata traça, esta terça-feira, no Dia Mundial da População.

À Antena 1, a investigadora do estudo, Luísa Louro, diz que são muitos os idosos nesta situação:

Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) com maior proporção de idosos (23,7%), só ultrapassado pela Itália (23,8%). Entre os dois milhões e meio de idosos portugueses contam-se quase três mil centenários. Cerca de meio milhão vivem sozinhos.

Também à rádio pública, a presidente da Associação de Pensionistas e Reformados, Maria do Rosário Gama, afirma que é preciso que as Juntas de Freguesia façam um levantamento dos idosos que vivem sozinhos:

A esperança média de vida aumentou e isso nota-se no número de pessoas a atingir os cem anos de idade. De acordo com a Pordata, esse risco existe para quase um quarto da população tem 65 anos ou mais e mais de 400 mil estão em risco de pobreza.