Cerca de uma centena de pessoas deslocaram-se no passado sábado ao auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede para a assistir à apresentação editorial de “De Fora para Dentro e de Dentro para Fora”, obra de Ana Breda e Catarina Cruz.

Na mesa de honra, para além das autoras esteve Pedro Cardoso, vice-presidente Câmara Municipal, Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques (APMAM), numa cerimónia que contou ainda com a presença de amigos, associados, familiares e interessados que fizeram questão de participar na apresentação desta promissora obra que tantos caminhos de leitura sugere.

Na intervenção de abertura, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou “a figura incontornável que foi o Sr. Padre Manuel António Marques, pela sua ação eclesial, cívica e cultural. Fica-nos o testemunho de bondade, do sinal de um amor de um padre que se sentia feliz e realizado pascalmente no exercício do seu ministério. É sobejamente reconhecida a abnegação, a simplicidade, a humildade, a entrega, a dedicação do Padre Manuel António Marques”. O responsável pelo pelouro da Cultura sublinhou “o trabalho meritório que a APMAM tem desenvolvido, perpetuando a memória e seguindo o exemplo que o Pe. Manuel Marques deixou, através da realização de ações e obras de beneficência, dinamização de ações culturais e de intervenção cívica, promovendo a entreajuda e a solidariedade para com os mais necessitados”.

Para além da relevância da obra em termos literários e culturais, o edil não deixou de destacar de “forma particular Ana Breda e o orgulho do Município de Cantanhede pelo facto de Catarina Cruz ser do concelho, mais concretamente da Pocariça”.

A servir de introdução à alocução das autoras, Pedro Cardoso afirmou que “há viagens longínquas e misteriosas que não requerem os tradicionais meios de transporte, nem bilhete. São o sonho, a imaginação, a criatividade… o combustível, as emoções e o coração”.

Ana Breda e Catarina Cruz visivelmente emocionadas mostraram-se bastante “agradecidas pela calorosa receção”, aproveitando a ocasião para proporcionar aos presentes a leitura de vários trechos do trabalho, justificando a abordagem que levaram “a efeito versando por meio das palavras ilustradas por belíssimos desenhos, na tão comum dialética entre emoção, razão e capacidade de viajar presentes em “De fora para Dentro e de Dentro para Fora”.

Como se pode ler na apresentação do livro o gosto de ambas as autoras em promover “aprendizagens interdisciplinares a partir da literatura para a infância, num contexto criativo, reflexivo e emotivo, envolvendo implicitamente a Matemática e outras áreas do saber”, culminou na escrita deste livro. A viagem literária proporcionada pela sua leitura é, “decerto, impulsionadora de sonhos, questões e emoções, despertando no leitor o que de melhor há em si”.

Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça agradeceu “a todos os presentes e particularmente à APMAM pelo desafio concretizado de realizar a apresentação pública desta obra também em Cantanhede”.

O autarca dirigiu-se à Câmara Municipal com palavra de “agradecimento pelo acolhimento e colaboração demonstrados desde o primeiro momento em que se equacionou realizar-se a apresentação desta obra, naquele espaço de saber, de encontro, de leitura, dos livros e da escrita”. Também Fátima Loureiro, presidente da Direção da Associação Padre Manuel António Marques usou da palavra para acentuar “as atividades que a coletividade desenvolve”, reafirmando a “importância também que as iniciativas de âmbito cultural assumem no seio da Associação, em cumprimento também do seu objeto estatutário”.

Agradeceu também a oportunidade que as autoras da obra, e particularmente Catarina Cruz, como pocaricense e associada da coletividade, proporcionam pelo interessantíssimo trabalho vertido em livro.