A Câmara Municipal (CM) de Coimbra tem exposto ao público, no átrio dos Paços do Concelho, um dos livros de debuxo (desenho de tramas de tecido) da antiga Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, que laborou no espaço do Convento São Francisco entre 1888 e 1994. O livro foi encontrado durante os trabalhos arqueológicos que decorreram aquando da empreitada de requalificação do Convento São Francisco, foi depois restaurado pela Biblioteca Municipal de Coimbra e é agora apresentado ao público, juntamente com algumas amostras de tecido, no átrio do edifício principal da Câmara Municipal. O Gabinete de Arqueologia da CM de Coimbra vai, assim, passar a dar a conhecer objetos e artefactos descobertos em diversos trabalhos arqueológicos. 

A autarquia mostra, assim, ao público um dos livros de debuxo da antiga Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, que foi descoberto durante a obra de requalificação do Convento São Francisco e posteriormente restaurado pela Biblioteca Municipal de Coimbra. Com esta primeira mostra, a ideia é que o Gabinete de Arqueologia da CM de Coimbra possa dar a conhecer, com alguma regularidade, em espaços municipais, alguns objetos e artefactos descobertos em diversos trabalhos arqueológicos. A exposição, patente no átrio da Câmara Municipal, foi hoje, dia 20 de abril, visitada pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e pela vereadora Ana Bastos. 

Recorde-se que o antigo Convento foi construído no início do séc. XVII, no sopé do Monte da Esperança, no Rossio de Santa Clara, onde anteriormente tinha funcionado a “Pedreira Velha” de Santa Clara, sobretudo com recurso a material do antigo Convento de S. Francisco da Ponte (Séc. XIII) e de esmolas. O edifício, que foi também afetado pelo terramoto de 1755, sofreu algumas alterações no frontispício e no telhado. No início do séc. XIX foi ocupado pelas tropas durante as Invasões Francesas (1807/11), servindo de hospital e espaço de necrópole.

Após a extinção das ordens religiosas, decretada em 1834, foi vendido a particulares, tendo sobretudo sido ocupado por fábricas e estabelecimentos comerciais. Destes, destaca-se a implantação da Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, que laborou neste espaço entre 1888 e 1994. No final do Séc. XX foi adquirido pela Câmara Municipal de Coimbra, que o requalificou num espaço multifuncional que conjuga a economia, a cultura, o conhecimento e a inovação, e se encontra aberto ao público desde 2016.