A peça ‘A Minha Vitória Como Ginasta de Alta Competição’, de Lígia Soares, vai ser apresentada, esta sábado, 18 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente, às 21h30.

Esta é uma peça para ser dita enquanto duas ginastas treinam para a alta competição, colapsando com a impossibilidade de manter o seu foco face aos dilemas do mundo atual. Em cena estão duas ginastas, transitam entre aparelhos ensaiando movimentos tendo em mente os valores do código de pontuação emitido pela Federação Internacional de Ginástica, até que se distraem. São estes pensamentos divergentes do seu regime competitivo que vamos ver rodar nesta peça, desequilibrando-as da trave mas levando-as de encontro ao mundo.

“estou a usar o mundo da ginástica como invólucro para um discurso que quer libertar o mundo do binómio do melhor e do pior, para refletir sobre esse binómio de uma forma mais complexa e crítica e a usar a tenra idade das protagonistas para mostrar a tensão criada entre a tangibilidade desses valores e o intangível do futuro que as aguarda.” — Lígia Soares

Lígia Soares é uma coreógrafa e dramaturga portuguesa. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente, em vários programas de teatro e dança contemporânea. Entre 2001 e 2014 foi, juntamente com Andresa Soares, diretora artística de Máquina Agradável. Desde 2015 que centra a sua pesquisa em como criar dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como parte da dramaturgia do espetáculo.