O Parque Nacional da Gorongosa no centro de Moçambique recebeu na quarta-feira três leopardos adultos, dois machos e uma fêmea, transferidos por via aérea desde a África do Sul, anunciou esta quinta-feira a instituição.

O PNG passa assim a contar com cinco leopardos, os primeiros do regresso de uma espécie ao seu habitat. Há 50 anos, a zona acolhia uma população saudável de leopardos, mas décadas de guerra e caça furtiva devastaram quase todos os carnívoros do parque, bem como as suas presas.

Depois de décadas de abandono, Greg Carr, filantropo norte-americano, estabeleceu em 2008 um acordo com o Governo moçambicano para restaurar o parque e as suas espécies. Graças ao projeto de recuperação, “há novamente presas suficientes para sustentar os grandes predadores”.

Além do Projeto de Restauração da Gorongosa, a reintrodução dos leopardos contou com o apoio da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), da Agência de Turismo e Parques de Mpumalanga (MTPA) da África do Sul e diversas organizações: Wildlifevets.com, Natura, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Fundação Oak e Pilatus Center.