No âmbito da dinamização do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, o Lar de Jovens de Santa Maria de Semide (Casa de Acolhimento Residencial da Cáritas Diocesana de Coimbra) realizou, no passado dia 27 de abril, uma Tertúlia com o tema “(Re)parar com Amor”.

Foi um momento de partilha, reflexão e debate sobre o Acolhimento Residencial: que papel na prevenção/reparação do mau-trato e o Perfil dos cuidadores no cuidar das crianças e jovens acolhidas.

A tertúlia foi moderada, na Mesa 1, pelo Dr. Fernando Saavedra (Jurista e Presidente da CPCJ de Miranda do Corvo) e, na Mesa 2, pelo Dr. Ricardo Sousa (Psicólogo e Diretor Técnico do Centro de Acolhimento Temporário, Creche e Jardim de Infância do Centro Social Nossa Senhora dos Milagres, da Cáritas Diocesana de Coimbra). As Mesas foram dinamizadas pelos oradores convidados: Dr. Rui Lopes (Psicólogo, Supervisor de Equipas e Consultor de Organizações) e Sra. Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, Sara Fernandes (autora do estudo “Perfil de competência socioemocional de cuidadores de crianças e jovens em acolhimento residencial”, desenvolvido no âmbito do doutoramento em estudos da Criança, da Universidade do Minho).

A sessão de abertura ficou a cargo do Senhor Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Professor Doutor Manuel Antunes.

Esta tertúlia contou ainda com a participação de um grupo de alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, que brindou todos os participantes com um miniconcerto de jazz.

No final da tarde ficaram as reflexões e partilhas sobre o papel central da relação dos cuidadores no processo de reabilitação das crianças e jovens e o reforço da função de cada cuidador, enquanto elemento facilitador dessa mudança.