A Câmara Municipal de Ílhavo apresenta a nova programação do Laboratório do Envelhecimento, até julho, onde se destacam novos projetos nos três eixos de atuação: Investigação, Conhecimento e Criação Artística.

Na Investigação, o Laboratório do Envelhecimento associa-se a dois projetos de investigação europeus – “SHAPES” e “Grampcity” – centrados nas temáticas da tecnologia e os seniores e na saúde mental no envelhecimento.

No Conhecimento, onde se pretende a implementação de programas que permitam a troca de conhecimento e experiência, destaque para a nova iniciativa “JOGA”, do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, que desafia, semanalmente, as pessoas idosas a jogar, aliando a tecnologia ao tradicional, e do “Maiores On”, que promove a inclusão de novas dinâmicas, que levam a uma nova aprendizagem nas novas tecnologias. 

Destaque também para as formações, conversas e oficinas: “Como Preparar as Pessoas para a Reforma?”, ” Novos Jogos na Animação”, “Prevenção de Quedas”, “Partilha e empoderamento no cuidado”, “Comunicação com Dependentes”, “Estratégias de empoderamento emocional e Saúde Psicológica do/a Cuidador/a”, “Robótica para Estimular” e Primeiros Socorros nas Pessoas Mais Velhas. 

Mensalmente, haverá um ‘podcast’, que convida as mulheres mais velhas a falarem sobre diferentes temas, como: “Irritações”, “Poder do Feminino”, “Férias nos Mais Velhos” e “Preconceito”. 

Na Criação Artística, destaque para o início da rodagem da curta-metragem, pelo realizador Henrique Vilão, vencedor do Concurso de Curtas-Metragens da Maior Idade. Com financiamento da Fundação Gulbenkian, Ângelo Campota e Susana António, do Projeto “Avó Veio Trabalhar”, irão instalar-se no Laboratório do Envelhecimento e capacitar técnicos e idosos na área da criação artística, ensinando novas técnicas na área do design social. 

A criação artística tem uma componente forte no Laboratório do Envelhecimento, desafiando artistas e seniores para distintos projetos: “Aprende a Tricotar”, “Dóri em Crochet”, “Coro da Memória”, “Oficinas de desenho” e “Linhas Arte Nova”.

A nova programação do Laboratório do Envelhecimento conta com o financiamento e/ou colaboração de diversos parceiros, nomeadamente, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade do Porto, a Universidade de Castilha La Mancha, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Madeira, a Universidade da Beira Interior, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Associação Nacional de Gerontólogos, a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Câmara Municipal Sever Vouga.