Iniciativa no âmbito do programa europeu ERASMUS+ 2021/23

Um grupo de 16 jovens franceses, entre os 17 e os 20 anos, está em Vila Nova de Poiares durante esta semana para descobrir a excelência da gastronomia local, no âmbito de um projeto financiado pelo programa Erasmus+ 2021/23, que envolve o Agrupamento de Escolas do Concelho e estabelecimentos de ensino em França, Itália e Espanha, e que decorrerá ao longo de dois anos.

Provenientes da escola profissional La Bonnauderie de Cholet, Nantes, com formação nas áreas da restauração e cozinha, estes alunos terão a oportunidade de tomar contacto com a gastronomia portuguesa, em especial com a singularidade da cozinha de Poiares, onde a Chanfana é a rainha.

A receção aos jovens franceses decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, lhes deu as boas vindas e destacou a importância que a gastronomia tem para o Município a que preside, referindo que «será uma importante troca de experiências para os alunos de todas as escolas participantes neste projeto, e que lhes permitirá enriquecer os seus conhecimentos».

Recorde-se que o Agrupamento de Escolas tem a funcionar desde 2005 diversos cursos profissionais com especial enfoque na área da cozinha, pastelaria, bar e restauração, com elevado sucesso, pelo que um dos grandes objetivos deste tipo de ações passa pela aquisição de novas competências pelos jovens, permitindo-lhes a sua valorização profissional.

Assim, no próximo ano, será a vez dos alunos de Vila Nova de Poiares de tomarem contacto com a realidade francesa e também de estagiarem em unidades de restauração em Espanha.

No programa desta visita destaca-se a deslocação até à Confraria da Chanfana, onde os jovens terão oportunidade de conhecerem todo o processo de confeção do prato, mas também do próprio caçoilo de barro preto, que lhe dá a sua singularidade, visita a uma unidade de produção artesanal de pão, e ainda a um dos restaurantes de Vila Nova de Poiares.