José Eduardo Agualusa e Mia Couto, dois dos principais autores africanos de língua portuguesa, são os convidados da próxima sessão do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as de Leitura», que terá lugar dia 21 de julho, pelas 21h30, no Auditório Municipal. 

José Eduardo Agualusa, um “angolano em viagem, quase sem raça” irá participar presencialmente, já Mia Couto, que se autodefine como “um escritor numa terra de oralidade; um poeta que escreve prosa”, participará via livestreaming, a partir de Maputo. 

Moderada por Teresa Carvalho e com entrada gratuita, contudo sujeita à lotação da sala, a sessão antecede a apresentação, dia 23 de julho, pelas 22h00, da peça de teatro «Chovem amores na Rua do Matador» que resulta da adaptação do escritor moçambicano Mia Couto do conto com o mesmo título, assinado por ele e por Agualusa, e o qual integra o livro «Terrorista Elegante e outras histórias», a primeira obra escrita em conjunto pelos dois escritores africanos. 

«Chovem Amores na Rua do Matador» é uma coprodução da Fundação Fernando Leite Couto e da Direção de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), que conta com encenação de Clotilde Guirrugo e Vitor Gonçalves e um elenco composto por estudantes e docentes da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Eduardo Mondlane – Angelina Chavango, Horácio Guiamba, Joana Mbalango, Josefina Massango, Violeta Mbilane.

O enredo retrata a estória de Baltazar Fortuna que, depois de longos anos de uma vida penosa e amargurada, volta a Xigovia com planos de matar as três mulheres com quem se relacionou no passado. Vai na crença de que elas sejam a fonte de todos os azares que lhe perseguem.

Esta sessão das «5as de Leitura» é mais uma iniciativa promovida pela Comissão de Cultura e pelo Departamento Cultura do Município da Figueira da Foz, no âmbito do programa das comemorações dos 250 anos de elevação da Figueira da Foz a Vila e dos 140 a cidade.