O jogo de tabuleiro “Napoleão – O princípio do fim” foi apresentado, na manhã desta sexta-feira, na Mata Nacional do Bussaco.

O jogo desenvolvido pela Science4you no âmbito da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal, já está no mercado, e permite a crianças e jovens aprender mais sobre este período histórico, enquanto se divertem.

Em declarações à MundialFM, o CEO da Science4you explica como surgiu esta ideia:

Os primeiros a ‘testar’ este jogo e experienciar este conceito foram os alunos da EB 2 da Mealhada. No entanto, dos 8 aos 99 anos, todos podem jogar e, de acordo com Miguel Pina Martins, é para toda a família:

O anfitrião e presidente da Câmara Municipal da Mealhada sublinha que esta é uma atividade que promove a região:

António Franco destaca qual o principal objetivo:

O autarca sublinha que este jogo é pioneiro no nosso país, mas acima de tudo é educativo:

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra também defende o carácter inovador deste jogo:

Para Emilío Torrão, este é apenas um dos projetos que se está a materializar, revelando que há outros que já estão a ser desenvolvidos:

Financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal no âmbito do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal”, une a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra a outros municípios (Mealhada, Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira)).

Apesar da diferença, Emílio Torrão revela que foi fácil chegar ao produto final, porque existe ‘gosto pelo território’:

O jogo “Napoleão – O princípio do fim” é lançado perto da data em que se assinalam os 200 anos da morte de Napoleão Bonaparte, responsável pela invasão francesa a Portugal.

O principal objetivo é impedir que o nosso país seja invadido. Assente no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribui para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, da história e da matemática.