A Casa Gandaresa, recuperada em Seixo Mira abriu as suas portas no passado domingo,num projeto da Junta Freguesia do Seixo Mira e da Associação Cultural e Recreativa do Seixo Mira que realizaram um antigo sonho de uma comunidade, ao recuperar um espaço que é símbolo e identidade de toda a Região da Gândara.

O momento de inauguração contou com a presença de centenas de populares, que ouviram Tiago Cruz, Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Seixo Mira, realçar “que este é um projeto e um sonho do Seixo, que há muito ansiava pela Inauguração de uma Casa que representasse de forma fidedigna os costumes, hábitos e o modo de vida das famílias”. Salientou ainda que este é um “marco cultural importantíssimo para a Freguesia e para a Região da Gândara, que será não só um espaço um Museológico, mas um documentário vivo, será o Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa”. 

Rui Pedro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia, afirmou que “ vivemos a realização de um sonho de tantas gerações, que nasceram e viveram em circunstâncias muito duras, com escassez de comida e solo fértil, que trabalharam e sofreram para conseguirem vingar na vida”. Mencionou ainda a importância da candidatura ao Turismo do Centro, aos Bairros Saudáveis por parte da ACR, que permitiu a construção da Biblioteca Comunitária, e do Orçamento Participativo.

Por sua vez, o Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira lançou o desafio “de se criar um contrato-programa para a dinamização cultural daquele espaço que tem um potencial turístico enorme e diferenciado em toda a região. Destacou ainda o dinamismo, a capacidade de iniciativa e a dinâmica cultural das gentes do Seixo e dos seus líderes.

A inauguração contou ainda com diversas recriações etnográficas como um teatro que recriou a ida dos Gandareses para o Brasil ou mais tarde para a América e a Europa, para ganhar o pão e à procura de uma vida melhor e uma fornada de broa de milho a ser feita no forno a lenha (e comida na hora)

O espaço conta ainda com uma biblioteca comunitária com livros doados por várias pessoas e que está disponível para contar e dar a conhecer aos mais novos a vida, a história, a cultura e a histórias do povo do Seixo.

Este foi um espaço construído, desenvolvido e animado no âmbito do projeto Seixo – Comunidade FIS- feliz, inclusiva e Saudável, apoiado pelos Bairros Saudáveis.