Dezoito concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém e da região do Algarve estão, esta quarta-feira, em perigo muito elevado de incêndio. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou também em perigo elevado mais de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

A maior parte do território de Portugal Continental está em risco moderado de incêndio, à exceção de alguns concelhos no litoral Norte e no interior dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Coimbra e Leiria, assim como o concelho de Vila do Bispo, no distrito de Faro, que apresentam perigo reduzido.

De recordar que, no fim de semana de Páscoa, as temperaturas máximas vão estar acima da média para a época, podendo atingir os 30 graus no interior do Alentejo. O calor pode levar muita gente às praias, no fim de semana prolongado e, por esse motivo, o diretor do Instituto de Socorros a Náufragos pede cuidado aos banhistas.

Em declarações à SIC Notícias, o Comandante Paulo Rodrigues Vicente deixa alguns conselhos, numa altura em que o mar ainda é de inverno:

O aviso do diretor do Instituto de Socorros a Náufragos. Apesar de estar previsto o reforço de meios nas praias onde se prevê maior afluência de pessoas, todo o cuidado é pouco. O tempo quente e seco vai manter-se em Portugal continental até à próxima semana.