“À Mesa com Saúde” é o mote de um projecto de literacia em saúde que juntou, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, cerca de 50 participantes para debater as doenças cardiovasculares e a sua prevenção através da alimentação. O primeiro encontro realizou-se no passado dia 24 de março, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, contando com a presençacientistas e clínicos da FMUC e do iCBR.
Aliada à vertente gastronómica, promovida pelos chefs da EHTC, este foi um encontro que deu a conhecer alguns dos projetos de investigação desenvolvidos no iCBR, na área das doenças cardiovasculares, como seja um estudo que procura identificar marcadores de aparecimento e progressão de lesão cardíaca. Como explicou Henrique Girao, “um dos principais objetivos deste trabalho passa por caracterizar as denominadas vesiculas extracelulares, que circulam no sangue e que, de acordo com o seu conteúdo, podem servir como marcadores da existência e/ ou severidade de doença cardíaca, com particular foco no enfarte agudo do miocárdio e hipertensão pulmonar”. Durante a sessão foi explicado como estas vesículas podem também transportar moléculas cardioprotetoras, nomeadamente algumas consumidas na alimentação.
Mais focado no impacto da nutrição na prevenção da evolução da pré-diabetes para a diabetes e as suas complicações vasculares e metabólicas , Flávio Reis, responsável pela investigação em curso, explica que “os trabalhos em modelos animais têm mostrado uma melhoria da intolerância à glicose e da esteatose hepática, mais vulgarmente conhecida como doença do fígado gordo não alcoólico, devido à ingestão prolongada de alimentos ricos em compostos fenólicos e em fibras (como o mirtilo) ou à toma continuada de polifenóis extraídos da oliveira e do azeite (como a oleaceína)”. Os esclarecimentos que acompanharam a refeição procuraram elucidar sobre as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias deste tipo de alimentos, nomeadamente aqueles utilizados na confeção do jantar, enquanto mais-valia para a prevenção e/ou tratamento de doenças do foro cardiovascular e metabólico.
Neste encontro foi ainda apresentado por Manuel Santos um projeto de investigação desenvolvido pela FMUC, na área da cardiologia de intervenção do CHUC, baseado na aplicação de uma tecnologia inovadora de deteção de placas ateroscleróticas , ou seja, deteção de depósito de gordura nas artérias que apresentam um maior risco de rotura e, consequentemente, maior probabilidade de originar enfarte do miocárdio.
Esta é uma iniciativa que reuniu não só cientistas e clínicos da FMUC e do iCBR para abordar os aspetos mais relevantes associados a determinadas doenças, como também envolveu reconhecidos chefs da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que confecionaram o jantar de acordo com aquilo que devem ser hábitos alimentares saudáveis, seja através dos alimentos utilizados ou das técnicas de preparação.
Pensado para toda a população, o ciclo de jantares comentados procura, à luz da ciência, dar a conhecer o impacto da alimentação na saúde e na melhoria da qualidade de vida da população. “É fundamental que todos percebam que a boa alimentação auxilia na prevenção e tratamento de doenças. Enquanto agentes de produção de conhecimento, acreditamos que é importante esta reflexão para que se perceba o real impacto que a alimentação tem na nossa vida” acrescenta Henrique Girão, Diretor do iCBR.
A próxima edição de À Mesa com Saúde” está marcada dia 5 de Maio e será dedicada às ciências da Visão. Informações e inscrições disponíveis através do email amesacomsaude@fmed.uc.pt