As inscrições na ADSE no âmbito do alargamento do sistema de saúde aos trabalhadores com contrato individual nas entidades públicas mais do que duplicaram em dois dias, atingindo os 2.142, disse à agência Lusa fonte oficial do instituto público. A média etária dos novos beneficiários é de 41 anos.

O instituto indica ainda que “não haverá lugar a faseamento” sendo as inscrições validadas pela ADSE, à medida que forem sendo realizadas pelas respetivas entidades empregadoras.

O alargamento do universo de beneficiários da ADSE aos cerca de 100 mil trabalhadores com contratos individuais dos organismos públicos arrancou este mês, depois de negociações com os sindicatos que duraram cerca de três anos.

Os trabalhadores com contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades públicas podem pedir para aderir à ADSE no prazo de seis meses a contar da data de entrada em vigor do diploma.

A inscrição na ADSE abrange entidades de natureza jurídica pública, as entidades públicas empresariais e instituições de ensino superior públicas.

A medida terá um impacto anual de 67 milhões de euros nas receitas da ADSE.