O Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira, foi duplamente premiado pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEE), nas categorias de “Inovação Didática e Metodológica” e “Turnaround da Escola, Mudança Radical ou Recuperação de Crise”.

A categoria “Inovação Didática e Metodológica” reconhece o trabalho desenvolvido pelo Colégio de Lamas que, no passado, conquistou o estatuto de primeira Apple Distinguished School em Portugal, ou seja, uma escola de inovação, de excelência educacional e de liderança, que possui um modelo pedagógico sustentado pela tecnologia que torna a aprendizagem mais intuitiva, colaborativa e autónoma. 

A categoria “Turnaround da Escola, Mudança Radical ou Recuperação de Crise” distingue o trabalho desenvolvido pelo Colégio de Lamas em resposta à cessação dos contratos de associação em 2016, enfrentando essa mudança com uma transformação vital. A partir de 2016, o Colégio de Lamas iniciou uma nova fase da sua história, reinventando-se com a implementação de duas novas valências, a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, criando mais tarde uma Escola de Música, igualmente inovadora na forma de promover o estudo da música.

“Com mais de 50 anos de história e uma forte herança pedagógica e humanista, o Colégio de Lamas vive um renascimento, distinguido pelos Prémios + Escola AEEP. Estes prémios são o reconhecimento da vitalidade e da capacidade transformadora desta comunidade de aprendizagem que conquistou um lugar na vanguarda da inovação em educação, ao adotar metodologias ativas e dinâmicas de projeto e integrando a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a descoberta do conhecimento e a autonomia dos alunos. O Colégio partilha estes Prémios com os pais e famílias dos seus alunos, bem como com a equipa de professores e colaboradores. A confiança inabalável que depositaram na nova escola permitiu fazer esta trajetória de mudança e inovação. Percorrer este caminho, desde 2016, até hoje, só foi possível porque pais e alunos estiveram ao nosso lado, confiando e acreditando no nosso projeto educativo verdadeiramente inovador e distintivo”, afirma a diretora, Joana Vieira.

A cerimónia de entrega dos “Prémios + Escola AEEP” decorreu na última quinta-feira, dia 22, no Porto. Esta iniciativa da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo tem como objetivo identificar e reconhecer boas práticas do ensino privado, em diversas categorias.