Um homem de 32 anos foi detido em Matosinhos, no distrito do Porto, por suspeitas da prática de crimes de pornografia de menores através de plataformas informáticas, anunciou a Polícia Judiciária (PJ). Os crimes terão ocorrido, pelo menos, desde fevereiro de 2025.
A investigação teve origem numa certidão extraída de outro inquérito por pornografia de menores, no qual já tinha sido efetuada uma detenção por posse e partilha de conteúdos ilícitos envolvendo abuso sexual de menores com vários homens, entre os quais se encontraria agora o detido.
Durante diligências realizadas no domingo, a PJ encontrou na posse do suspeito inúmeros ficheiros contendo material pornográfico envolvendo menores, motivo pelo qual o homem foi detido em flagrante delito. O arguido não possui antecedentes criminais.
Após ser presente a primeiro interrogatório judicial, foram-lhe aplicadas várias medidas de coação, incluindo a obrigação de apresentação trissemanal no posto policial da área de residência. O arguido está também proibido de aceder, visualizar, partilhar ou contactar, por qualquer meio, com conteúdos físicos ou digitais de pornografia infantil.
Adicionalmente, ficou impedido de aceder à Internet na residência, salvo quando estritamente necessário ao exercício da sua atividade profissional e nunca para consumir conteúdos pornográficos, incluindo os consensuais entre adultos. O tribunal determinou ainda que o arguido se submeta a tratamento para a sua adição a conteúdos pornográficos.


