O Grupo Parlamentar do PSD lamenta veementemente as declarações proferidas pelo Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no Parlamento, durante a audição conjunta entre a Comissão de Agricultura e Pescas e a Comissão da Administração Pública e Poder Local e Ordenamento do Território. 

Confrontado pelo PSD sobre a necessidade de haver um consenso com os municípios em torno da elaboração das Cartas de Perigosidade de Incêndio Rural (entretanto suspensa pelo executivo), o responsável pelo ICNF recusou envolver os autarcas nesta discussão, acusando os deputados de partilharem dessa mesma visão.  

Perante a inaceitável posição assumida pelo Presidente do ICNF, que contou com o silêncio cúmplice do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, o Grupo Parlamentar do PSD não vê outra alternativa que não a demissão de Nuno Banza. O atual Presidente do ICNF não tem condições para continuar a exercer as suas funções.  

Estas declarações são inqualificáveis e demonstram um claro desrespeito pelo Poder Local, pelos Deputados à Assembleia da República e pelo Estado de Direito Democrático.