As grávidas que recebam a vacina para a Covid-19 podem passar a proteção contra a doença aos seus bebés, em vários países têm vindo a ser relatados casos de bebés que nascem com anticorpos.

Foram detetados anticorpos em todas as 20 mulheres que receberam as duas doses da vacina Pfizer/BioNTech no terceiro trimestre da gestação e nos recém-nascidos, através da placenta.

Trata-se de uma investigação em pequena escala, onde serão precisos mais estudos para avaliar o efeito da vacinação em diferentes fases da gravidez, bem como a segurança e eficácia das diferentes vacinas. A equipa vai começar agora a analisar quanto tempo os anticorpos desencadeados pelas vacinas vão permanecer nos bebés.

Numa investigação com grávidas, começaram um estudo internacional com 4 mil voluntárias para avaliar a segurança e eficácia da sua vacina contra a Covid-19 em mulheres grávidas saudáveis.

Existem bebés que nasceram com anticorpos contra a Covid-19. Na Florida, uma profissional de saúde, deu à luz uma bebé com anticorpos contra a Covid-19, a mulher foi vacina com a primeira dose, três semanas antes do parto. Já no México, nasceu um bebé com anticorpos contra Covid-19, a mulher também levou a vacina nas últimas semanas de gravidez.