O Governo vai aumentar o valor das bolsas para estudantes do Ensino Superior em dez por cento. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, no Parlamento, pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:

Durante a audição a propósito da discussão do Orçamento do Estado, Elvira Fortunato garantiu que é uma proposta orçamental assente na confiança:

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anuncia aumento de 10% do valor das bolsas para estudantes do ensino superior, uma medida extraordinária em vigor em 2022.

Elvira Fortunato reiterou, ainda, o compromisso de criar 15 mil camas para estudantes do Ensino Superior até 2026. Para já, o Governo conta que haja cerca de 1.200 camas disponíveis este ano letivo, mas acredita que o número pode aumentar. Este anúncio da ministra do Ensino Superior foi recebido com muita satisfação por parte da Federação Académica de Lisboa.

Em declarações à Antena 1, o presidente da estrutura defende que o Governo não pode fechar os olhos às dificuldades de milhares de alunos. João Machado pede também mais atenção para os custos com alojamento e apela a outras medidas urgentes:

De referir que, no arranque do ano letivo, mais de dez por cento dos estudantes colocados no Ensino Superior não chegaram a matricular-se. As associações académicas temem que, em muitos casos, as dificuldades financeiras tenham estado na origem das desistências.