O Governo vai prolongar por mais três meses, até 30 de abril, a redução extraordinária das taxas do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) sobre a gasolina e o gasóleo, mantendo a descida em dois cêntimos na gasolina sem chumbo e em um cêntimo no gasóleo.

A prorrogação desta medida excecional e temporária, que terminava esta segunda-feira, está prevista numa portaria conjunta dos ministros de Estado e das Finanças, João Leão, e do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, a que a agência Lusa teve acesso, e que é hoje publicada em Diário da República.

De referir que, esta semana, há novo aumento do preço dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina ficam mais caros, marcando a quinta semana consecutiva de aumentos.

Em causa está um aumento de 1,5 cêntimos no caso da gasolina e de meio cêntimo no caso do gasóleo, conforme avançou a SIC Notícias na sexta-feira.

Para fazer face a esta escalada de preços, o Governo criou o programa AUTOvoucher que está em vigor até março. Na prática, traduz-se no reembolso aos consumidores particulares, via conta bancária, de um apoio de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 50 litros mensais.