O Conselho de Ministros, reunido esta quinta-feira, decretou a proibição de circulação entre concelhos, em todo o território continental, entre 30 de outubro e 3 de novembro.

A medida foi anunciada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva:

Foram também aprovadas novas medidas de contenção da pandemia de covid-19 nos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde, nas últimas semanas, a taxa de incidência da doença tem aumentado:

Estas medidas entram em vigor à meia-noite de hoje. A ministra da Presidência apelou ainda a todos os portugueses para que tenham consciência da gravidade da situação e adotem medidas de proteção:

A ministra da Saúde, também presente na conferência de imprensa, revelou que Portugal vai comprar 100 mil frascos de Remdesivir, o medicamento que tem sido usado contra a covid-19.

Segundo Marta Temido, é um investimento de 35 milhões de euros entre outubro e março, que se junta a 96 milhões referentes a uma dispensa da cobrança das taxas moderadoras:

O essencial da conferência de imprensa das ministras da Presidência, da Saúde e da Coesão Territorial, esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, onde foram decretadas medidas mais severas para tentar controlar a pandemia nos municípios de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira.

Foi também decidido proibir a circulação entre concelhos de Portugal Continental, de 30 deste mês a 03 de novembro. Isto no pior dia de sempre, no que toca ao número de infetados com o novo coronavírus.

O boletim da DGS, relativo às últimas 24 horas, dá conta de 3.270 novos casos, 16 vítimas mortais e 1.293 recuperados. Há neste momento 1.365 pessoas internadas nos serviços hospitalares, mais 93 do que ontem, das quais 200 em cuidados intensivos, mais 13, relativamente ao boletim anterior.

Nesta altura, há 42.765 casos ativos, mais 1.961 que na última atualização. Desde o início da pandemia, o país totaliza 109.541 novos casos de infeção, 2.245 vítimas mortais e 64.531 recuperados.

Entretanto, o Professor de Epidemiologia da Universidade de Lisboa, Manuel Carmo Gomes, já tinha apontado para três mil casos diários de Covid-19, em Portugal, ainda esta semana.

Em entrevista à SIC Notícias, o especialista, que colabora com a DGS,  diz que, segundo as estatísticas, em novembro, o país deverá esperar cinco mil casos por dia:

As previsões de Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia na Universidade de Lisboa e um dos peritos que colaboram com a Direção-Geral da Saúde, em entrevista à SIC Notícias.