Realizou-se, esta segunda-feira, na Pampilhosa da Serra, Coimbra, a apresentação da componente florestal do Plano de Recuperação e Resiliência.

A sessão, que contou com a presença do primeiro-ministro, foi acompanhada pela jornalista da MundialFM, Susana Brás:

A reportagem de Susana Brás. Vertente florestal do Plano de Recuperação e Resiliência foi apresentada, esta segunda-feira, na Pampilhosa da Serra, no interior do distrito de Coimbra.

De referir que VN Poiares é um dos municípios que assinou o contrato-programa para a criação da Área Integrada de Gestão da Paisagem, neste caso, do Alva.

De acordo com o documento assinado entre o Município, o Fundo Ambiental, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Direção-Geral do Território, esta medida pretende promover a gestão e exploração comum dos espaços agrícolas e florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio, com o objetivo de garantir uma maior resiliência ao fogo e melhorar os serviços de ecossistemas, promovendo a revitalização destes territórios e a adaptação às alterações climáticas.

Em nota à imprensa, a autarquia poiarense adianta que, além desta área identificada na freguesia de Lavegadas, pretende também criar outras Áreas Integradas de Gestão da Paisagem no concelho.