O Governo inicia, esta segunda-feira, pelas 15h, em Guimarães, um ciclo de reuniões sobre “preparar o verão no inverno” e debater a prevenção dos incêndios rurais com autarcas de todo o país.
Ainda de acordo com o MAI, nos encontros serão também divulgadas as novas linhas de acesso aos fundos europeus em matéria de Proteção Civil, sendo que ao nível do Plano de Recuperação e Resiliência há cerca de 20 milhões de euros para a área da Proteção Civil, com a aquisição de veículos florestais, compra de Equipamentos de Proteção Individual e investimento na formação de 3.300 agentes de proteção civil.
Nas reuniões, com as entidades diretamente responsáveis pelas diferentes componentes da prevenção de incêndios rurais, participam os membros das áreas governativas da Administração Interna, do Ambiente e da Ação Climática, da Coesão Territorial e da Agricultura e Alimentação.
A Liga de Bombeiros Portugueses reclama por não ter sido convidada a debater os incêndios na ronda entre autarcas e o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro afirma que o convite foi endereçado:
À Antena 1, o presidente da Liga de Bombeiros, António Nunes, desconhece qualquer convite:
O governante vai debater com os autarcas a prevenção dos incêndios rurais e apresentar os fundos europeus em matéria de Proteção Civil.
Depois de quarta-feira, a secretária de Estado da Proteção Civil começa os encontros com as associações humanitárias de bombeiros voluntários e os comandos de corpos de bombeiros das 24 comunidades intermunicipais.