A Guarda Nacional Republicana está a realizar, até ao próximo domingo, uma operação de fiscalização intensiva de veículos pesados.

Em declarações à Antena 1, o major Davide Ferreira explicou o que vai estar na mira das autoridades:

Este ano, a GNR já fiscalizou 9.100 condutores de veículos pesados, sendo que esta é a terceira operação deste género. Nas operações realizadas em março e abril, a GNR registou sete crimes de âmbito rodoviário e levantou 5.700 contraordenações.

Por outro lado, a GNR tem na estrada a operação “Peregrinação Segura”, dirigida aos peregrinos que se deslocam para Fátima. Apesar de haver menos fiéis a caminho do Santuário, a preparação é a mesma das grandes peregrinações.

As autoridades recomendam aos peregrinos que, a juntar aos cuidados habituais, como circular pela berma esquerda e em fila indiana, usem máscara, higienizem as mãos e cumpram o distanciamento social.

Recorde-se que, ao contrário do ano passado, em que, devido à pandemia, não houve peregrinos na Cova da Iria, este ano foi autorizada a presença de 7.500 pessoas no recinto de oração.

O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, diz que ainda não é tempo para grandes reuniões:

Autoridades pedem prudência aos poucos peregrinos que se dirigem a Fátima. Este ano são permitidos 7.500 fiéis no recinto do Santuário