Príncipe Filipe, morreu no dia 9 de Abril, na sexta, com 99 anos, e o funeral acontecerá no próximo sábado, dia 17 de Abril, na capela de São Jorge, no castelo de Windsor.

A cerimónia, será transmitida pela televisão e em todo o Reino Unido será guardado um minuto de silêncio, no inicio do funeral, que terá honras reais e não de Estado, cumprindo um pedido em vida do Príncipe Filipe, marido da Rainha Isabel II.

Duque de Edimburgo, participou ativamente na preparação do seu funeral, incluindo no projeto de transformação do veículo, trata-se de um jipe, que transportará o seu caixão, que será seguido pela família real.

O Príncipe Harry, que se afastou dos deveres reais e que está atualmente a viver na Califórnia, comparecerá à cerimónia, mas sem a companhia da sua mulher, que se encontra grávida.

A cerimónia respeitará as diretrizes do Governo Britânico de regras de combate à pandemia de Covid-19, que limita a 30 pessoas de estar presentes em funerais. Ainda sem confirmação se os membros da família serão obrigados ao uso de máscara de proteção individual.

As unidades militares em todo o Reino Unido dispararam saudações de 41 tiros, para marcar a morte de Filipe, homenageando o mesmo. Sem esquecer, que vários navios de guerra fizeram as suas próprias saudações, em diversos pontos do planeta.