O concelho de Figueiró dos Vinhos viu aprovadas, recentemente, mais seis operações do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – “ Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.

A aprovação surgiu no seguimento da apresentação das candidaturas do Município de Figueiró dos Vinhos; da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos e Bairradas; da Junta de Freguesia de Aguda; da Junta de Freguesia de Arega; da Junta de Freguesia de Campelo; e da Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos.

Os projetos referem-se a 14 aldeias de todo o concelho, abrangendo, assim, Vale do Rio, Salgueiro, Chavelho, Várzea Redonda, Moninhos Fundeiros, Ribeira de Alge e Saonda, Milhariça, Vale do Prado, Caboucos, Vale Vicente, Poisia, Ponte Fundeira/Eiras e Campelo/Campelinho. A seleção destas aldeias obedeceu ao cumprimento de critérios técnicos aprovados pelo Fundo Ambiental e representam um volume de investimento elegível de cerca de 482 mil euros, integralmente financiado pelo PRR através do Fundo Ambiental.

 A aprovação final destes investimentos permite, deste modo, executar um conjunto de intervenções de operação de corte de madeira, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, desbaste pontual de espécies ribeirinhas na margem da linha de água, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros.

O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se como um programa de proteção, contra incêndios, aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.