O espetáculo “Insónia”, com Fernando Mendes, é a primeira confirmação do programa do Festival Cabelos Brancos, que se realiza de 22 a 24 de setembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré. 

Em “Insónia”, Fernando Mendes estará a solo e encarnará na pessoa de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos.  

Certa noite, Custódio, que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e ao contrário de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil. Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir.  

“Insónia” é um espetáculo para brincar com coisas sérias, que se realiza no dia 24 de setembro, às 21h30 na Fábrica Ideias da na Gafanha da Nazaré. Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras do Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e, durante o mês de agosto, no Cais Criativo da Costa Nova. Em alternativa, estão disponíveis, também, na Bilheteira Online (https://ilhavo.bol.pt/). 

O Festival Cabelos Brancos vai acontecer no Município de Ílhavo de 22 a 24 de setembro, sob o mote “Legado”.  

Em 2023, o Festival Cabelos Brancos tem como mote o “legado”, celebrando, ainda, a arte e o espírito vibrante da comunidade, em particular das pessoas mais velhas. Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, é testemunho da intergeracionalidade, valorizando-se a sabedoria da comunidade mais velha. 

Desde início de agosto, os idosos do Município de Ílhavo têm-se envolvido, de forma incansável, em colaboração diária, na preparação do festival. A partir de vários “Polos Criativos”, enraizados nas quatro freguesias, vários elementos do festival têm estado a ganhar forma, com a participação dos idosos no desenvolvimento da cenografia e de performances artísticas.  

Uma das missões do Festival Cabelos Brancos é ativar a comunidade mais velha, restabelecendo o seu sentido de pertença e reacendendo a sua capacidade criativa.