Diogo Piçarra, José Milhazes, Sérgio Godinho e Pedro Lamares com Filipa Leal são alguns dos nomes que se destacam da programação dos primeiros dias da Feira do Livro de Coimbra que arranca, em novo formato, no dia 1 de julho, na Praça do Comércio. Esperam-se quatro dezenas de expositores para promover o livro e a leitura. A programação, eclética, que anima o evento das 11h00 às 22h00, integra também a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, a 4 de julho, e propõe ainda iniciativas diárias dirigidas ao público infantojuvenil e famílias. Ao final do dia, os visitantes contam com uma das novidades do certame: massagens de relaxamento acompanhadas por leituras poéticas.

A Praça do Comércio transforma-se, nos próximos dias, num ponto de encontro que concentra várias iniciativas de índole cultural, à volta do principal foco de atração, a Feira do Livro de Coimbra, que traz ao espaço quatro dezenas de expositores, representantes de editoras, livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais, alguns dos quais sediados em Coimbra. 40 stands, uma zona lounge e um auditório polivalente dão corpo ao renovado formato da Feira do Livro, que vai na sua 43.ª edição.

Com o objetivo de envolver o tecido associativo e algumas estruturas e agentes culturais sediados em Coimbra, a Coimbra Coolectiva dinamizará, no dia 1 de julho, às 18h00, o jogo “verdade ou consequência” (ler para crer).

Diogo Piçarra, nome sonante do panorama musical nacional, estará na Feira do Livro no dia da abertura, 1 de julho, às 19h00, para partilhar com os presentes “Livros e músicas da minha vida”, um encontro que será moderado por Sofia Correia.

Numa perspetiva de dar a conhecer ao público, em proximidade com os autores das obras, estará presente no evento José Milhazes, destacado comentador televisivo da atualidade internacional, para apresentar o livro “A Europa Hoje”, no dia 2 de julho, às 18h00, num diálogo informal com moderação de Bruno Paixão.

A iniciativa privilegia autores e publicações ligados a Coimbra. José Carlos Seabra Pereira apresenta, no dia 3, às 17h00, “As Literaturas em Língua Portuguesa”.

No Dia da Cidade, a sessão solene comemorativa tem início às 15h00, no auditório polivalente, seguida de um concerto por Sérgio Godinho com Filipe Raposo, às 17h30. Neste dia festivo a programação encerra com a prestigiada dupla Filipa Leal e Pedro Lamares, que protagoniza, às 19h00, um “Manifesto pelos leitores e poesia”.

Privilegiando as ações dirigidas ao público infantojuvenil e famílias a programação da Feira do Livro está recheada de iniciativas que decorrem no recinto diariamente, sempre às 11h00, à exceção do concerto por Mc Ruze, que acontece a 3 de julho, às 18h00. Assim, de 1 a 4 de julho espera-se, no primeiro dia (1 de julho) uma leitura e animação do conto inédito “Bielzinho, Pedrito e o Lobo”, de Maria Luísa Neto Parra, sob orientação do coletivo artístico As Idiootas/Saco da Baixa. No sábado (2 de julho), Adélia Carvalho aborda a sua mais recente obra – “A menina que queria desenhar o mundo”. Carolina Allegro apresenta, no domingo (3 de julho) a obra “Mamã, podemos ter um humano de estimação?”. O escritor infantojuvenil José Fanha tem encontro marcado com os mais novos no dia 4 de julho, para explorar a sua obra “Histórias na ponta de um sorriso”.

Novidade desta edição são as “Leituras Zen”, sessões de massagens de relaxamento acompanhadas por leitura de poemas (pela Bonifrates e coletivo declAMAR Poesia). Os interessados em aderir poderão fazê-lo diariamente, das 20h30 às 22h00, mediante inscrição no local. 

A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação Há Baixa e a Associação Portuguesa de Escritores, com o o apoio do Forum Coimbra, da Fundação INATEL e da Associação Académica de Coimbra.
Mais informação: https://feiradolivrodecoimbra.pt/