O FC Porto concluiu a primeira volta da I Liga com um registo histórico, ao somar 49 pontos nas primeiras 17 jornadas, estabelecendo o melhor desempenho de sempre num campeonato disputado por 18 equipas.
A vitória por 1-0 frente ao Santa Clara, nos Açores, permitiu aos “dragões” fechar a primeira metade da temporada com 16 vitórias e um empate, superando o anterior recorde do Benfica, que em 2019/20, sob o comando de Bruno Lage, tinha alcançado 48 pontos, fruto de 16 triunfos e uma derrota.
Com este resultado, o FC Porto sagrou-se campeão de inverno e lidera o campeonato com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, e dez sobre o Benfica, que ocupa o terceiro lugar. Dos 51 pontos possíveis, os portistas conquistaram 49, num percurso marcado pela solidez defensiva, tendo sofrido apenas quatro golos em toda a primeira volta. Este número só é superado por épocas anteriores do próprio FC Porto, que sofreu dois golos em 1983/84 e 1991/92 e três em 1995/96.

A equipa treinada por Francesco Farioli não sofreu qualquer golo em 13 das 17 jornadas, apresentando um registo próximo da perfeição. Ainda assim, o treinador tem alertado o plantel para a necessidade de manter a concentração na segunda metade da época.
Historicamente, terminar a primeira volta com uma vantagem de sete ou mais pontos tem sido determinante: em 10 ocasiões, apenas uma equipa não conseguiu depois conquistar o título, precisamente o Benfica em 2019/20, que acabou por perder o campeonato para o FC Porto.
Fora da Taça da Liga, os “azuis e brancos” aproveitam esta semana para realizar um estágio no Algarve, preparando a segunda metade da temporada já com o reforço Thiago Silva. O próximo compromisso oficial está marcado para 14 de janeiro, no Estádio do Dragão, frente ao Benfica, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal.
