A Câmara Municipal de Coimbra vai abrir ao público, amanhã, dia 28 de julho, pelas 19h00, a exposição de fotografia intitulada “Sentir Torga”, com a leitura de poemas e outros textos literários pela Cooperativa Bonifrates. A mostra patente na Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, até 20 de agosto, reúne fotografias de Varela Pècurto, uma antologia de textos da autoria de Miguel Torga e uma curta-metragem, de Tiago Cerveira e Luís Antero. A iniciativa, que conta com a parceria da Fundação INATEL, tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A Galeria Pinho Dinis da Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro, em Coimbra, terá patente ao público, entre os dias 28 de julho e 20 de agosto, a exposição “Sentir Torga”, com fotografias de Varela Pècurto e excertos das obras de Miguel Torga, considerado um vulto de incontornável relevância da literatura portuguesa. As fotografias pertencem ao espólio da Fundação INATEL e integram um trabalho de homenagem ao escritor, feito há várias décadas. A entrada é livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h30, e ao sábado das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

A exposição é composta por fotografias a preto e branco e fragmentos de produção literária (escolhidos pelo próprio Miguel Torga em conjunto com o fotógrafo), que convidam o público a traçar os mesmos caminhos percorridos pelo prosador e poeta ao longo de mais de cinco décadas pela paisagem de Coimbra, tão vividamente plasmada na sua obra.

A exposição integra ainda a curta-metragem “O Homem das Vistas”, de Tiago Cerveira e Luís Antero. Inspirada nas obras “A Criação do Mundo” e “Miguel Torga e a região de Arganil”, a produção fílmica capta a paisagem sonora e visual de diversos territórios da região de Coimbra vivenciados por Torga ao longo do seu percurso.