Arrancam já na próxima semana as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel 2022, que este ano decorrem entre os dias 1 e 10 de julho, e cuja programação inclui nove espetáculos musicais, múltiplos eventos culturais e desportivos, três sessões de fogo de artifício e duas procissões religiosas, entre muitas outras iniciativas.

Os concertos, a decorrer no Jardim da Sereia, às 21h30, e com entrada gratuita, reforçam, mais uma vez, o estatuto de Coimbra como cidade de referência na realização de eventos musicais ao ar livre. A par dos concertos há ainda uma multiplicidade de eventos, do âmbito cultural e desportivo, que compõem o cartaz completo das Festas da Cidade. 

Em 2022, a abertura do cartaz estará a cargo de Aurea, a 1 de julho, mas pelo palco do Jardim da Sereia vão passar nomes consagrados como os de Miguel Araújo, Carolina Deslandes, da brasileira Mallu Magalhães, Samuel Úria ou da banda francesa de tributo aos Supertramp.

Um cartaz transversal, de grande relevância cultural, que reúne em Coimbra artistas de renome, mas que ressalta, igualmente, a dimensão musical local, sendo disso exemplo os concertos de Jorge Palma com a Orquestra Clássica do Centro ou a Guitarra de Bruno Costa com Cuca Roseta, André Sardet e Vitorino. Destaque ainda para o espetáculo Amigo Zeca – um concerto de homenagem a um dos nomes maiores da música coimbrã -, que conta com a participação de prestigiados músicos de Coimbra, mas também com Salvador Sobral e Cristina Branco.

De realçar ainda a ópera “Os Contos de Hoffmann”, de Jacques Offenbach, protagonizada pelo Conservatório de Música de Coimbra, que subirá ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco (entrada paga: 10 euros).

Para além do atrativo cartaz de espetáculos, a Câmara Municipal de Coimbra reforça este ano a aposta numa programação de forte cariz cultural, da qual se destaca a Feira do Livro, que decorre na Praça do Comércio, também de 1 a 10 de julho. Com uma programação eclética, o evento trará uma dinâmica muito própria ao coração da Baixa da cidade, que será também palco, pela primeira vez, da sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, a 4 de julho.

No plano desportivo, o programa confirma a entrada de Coimbra na rota das grandes provas internacionais, ao receber o Campeonato do Mundo de Enduro e a Liga Ibérica de Kayak Polo.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra, sendo a Confraria da Rainha Santa Isabel responsável pela realização da componente religiosa do programa, que em 2022 se destaca pelo regresso das duas imponentes procissões em honra da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade.

Suspensas nas últimas edições devido aos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19 -, a Procissão da Penitência e a Procissão Solene decorrem a 7 e 10 de julho, respetivamente, reunindo milhares de pessoas no trajeto entre as duas margens do rio Mondego.

O programa das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel inclui ainda três espetáculos de fogo de artifício, a 3, 7 e 9 de julho, iluminação festiva nas principais artérias da cidade, a Feira Popular – a decorrer na Praça da Canção -, assim como um diversificado programa de visitas guiadas (inscrições obrigatórias, 239 702630; lotação limitadas a 25 pessoas).