O Estado vai vender a Efacec ao fundo alemão Mutares. A informação foi avançada, esta quarta-feira, pelo ministro da Economia, após a realização de um Conselho de Ministros eletrónico. Esta opção, segundo António Costa e Silva assegura a preservação da força de trabalho da Efacec e minimiza os encargos para o Estado.
Contudo, o negócio só deverá ficar fechado daqui a dois meses, tendo em conta que há vários passos a dar, incluindo obter a luz verde da Comissão Europeia:
Nesta conferência de imprensa, o ministro da Economia em nenhum momento quis avançar com o valor final do negócio de venda da Efacec ao fundo alemão. António Costa Silva preferiu dar a garantia que espera o retorno total do investimento do Estado na empresa:
Era o ministro da Economia. António Costa Silva anunciou a venda da Efacec ao fundo Mutares. O Estado detém 71,73% do capital da Efacec, empresa dedicada ao ramo da energia, sistemas e mobilidade elétrica. O fundo Mutares é uma holding industrial alemã e vai agora assumir o controlo da empresa portuguesa, que tinha sido nacionalizada em 2020.