Especialistas e políticos estão reunidos no Infarmed, em Lisboa, para analisar a evolução da pandemia, numa altura em que Portugal está próximo de atingir a meta de 85% da população vacinada contra a covid-19.

No encontro, que mantém o formato semi-presencial, participam também os Presidentes da República e da Assembleia da República e o primeiro-ministro.

A ministra da Saúde e grande parte dos especialistas estarão presentes e, desta vez, os diferentes partidos com assento parlamentar poderão enviar um elemento à reunião. Os restantes acompanharão os trabalhos por videoconferência.

No encontro, será analisada a situação epidemiológica no país, a efetividade das vacinas, os cenários para o outono e inverno, entre outras questões relacionadas com a pandemia.

Esta quarta-feira, em Roma, onde participou numa reunião do Grupo de Arraiolos, que juntou chefes de Estado com poderes não executivos da União Europeia, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se feliz por participar na reunião de hoje com a melhor situação relativa à pandemia em ano e meio:

Refira-se que a taxa de incidência nacional de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias voltou a baixar esta quarta-feira, de 208,3 para 191,1 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade desceu para 0,84. Desde março de 2020, morreram no país 17.882 pessoas e foram contabilizados 1.058.347 casos de infeção confirmados, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde.