Especialistas de saúde pública e políticos voltaram a reunir, esta quarta-feira, no Infarmed, em Lisboa, para avaliar a evolução da pandemia de covid-19.

O encontro decorreu numa altura em que Portugal regista um aumento significativo de casos devido à maior capacidade de transmissão da variante Ómicron, com recordes históricos de infeções, mas com menos hospitalizações e mortes do que no ano passado.

No final da reunião, o Presidente da República falou sobre as principais conclusões e comparou os números atuais com os registados há um ano:

O Chefe de Estado salientou o papel da vacinação em todo o processo:

Questionado sobre a reabertura das aulas na próxima segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que não foi apresentada nenhuma proposta em sentido contrário à decisão do Governo:

O Presidente da República revelou ainda que o Governo abre a porta à suspensão do isolamento, para que os eleitores possam exercer o direito ao voto:

As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, no final da reunião desta quarta-feira, que juntou políticos e especialistas no Infarmed, em Lisboa. Amanhã há Conselho de Ministros e da reunião podem sair novas medidas para conter a pandemia.