O futebolista Eduardo Quaresma, emprestado pelo Sporting aos alemães do Hoffenheim, foi chamado à seleção de sub-21, para os jogos particulares com a República Checa e Japão, informou a Federação Portuguesa de Futebol.

O central, de 20 anos, entra na convocatória dos 23 jogadores escolhidos pelo selecionador Rui Jorge, face à saída de David da Costa, médio ofensivo dos franceses do Lens, que se encontra lesionado.

A lista de convocados integra os Guarda-redes: Celton Biai, Gonçalo Tabuaço e Samuel Soares; Defesas: André Amaro, Bernardo Vital, Gonçalo Inácio, João Mário, Leonardo Lelo, Nuno Tavares, Pedro Malheiro e Eduardo Quaresma; Médios: Afonso Sousa, André Almeida, Fábio Vieira, José Carlos, Paulo Bernardo, Tiago Dantas e Vasco Sousa e os Avançados: Fábio Silva, Francisco Conceição, Henrique Araújo e Vitinha.

De referir, entretanto, que o médio do Liverpool, Fábio Carvalh,o decidiu abdicar de representar a seleção portuguesa de sub-21, informou, esta segunda-feira, a Federação Portuguesa de Futebol.

Em comunicado, a estrutura esclarece que a decisão do jogador foi comunicada através de algumas mensagens SMS.

O futebolista, de 20 anos, constava na lista de 23 convocados do selecionador Rui Jorge, mas, segundo a Federação, não se apresentou no estágio, a decorrer em Lagos. Para o seu lugar foi chamado Tiago Gouveia.

Francisco Conceição esteve ontem na conferência de imprensa, onde disse que os objetivos destes jogos de preparação são assimilar processos e evoluir como equipa:

As partidas com República Checa e Japão, de preparação para o Europeu de sub-21 em 2023, estão agendadas para 18 e 22 de novembro, respetivamente, ambas jogadas no Estádio Municipal de Portimão, a partir das 19.15.

Portugal está integrado no Grupo A da fase final do Europeu, tendo como opositores a anfitriã Geórgia , no dia 21 de junho; Países Baixos, a 24, e Bélgica, dia 27. Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos passam aos quartos de final.