A EDP, através da EDP Renováveis, chegou a um acordo para a aquisição, por 250 milhões de euros, de uma participação acionista de 70% na Kronos Solar Projects GmbH, uma empresa de desenvolvimento solar baseada na Alemanha.Em comunicado divulgado pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários, a EDP informa que a Kronos tem uma “vasta experiência baseada num historial de mais 1,4 GW em 80 projetos instalados com sucesso e um portfólio de 9,4 GW (7,5 GWac) de projetos solares em diferentes fases de desenvolvimento” e localizados na Alemanha, França, Países Baixos e no Reino Unido.

Com esta transação, a EDP vai expandir a sua presença para 12 mercados na Europa que, no total, representam mais de 90% das adições de capacidade solar esperadas na UE até 2030.

Entretanto, a empresa EDP fez saber que os seus lucros caíram 11 por cento no primeiro semestre, para 300 milhões de euros. A empresa foi penalizada pela operação em Portugal, onde teve um prejuízo superior a 100 milhões de euros, uma consequência da seca que o país atravessa e que afetou a produção hídrica.

A EDP tinha registado prejuízos de 76 milhões nos primeiros três meses do ano.
A recuperação entre Abril e Junho foi assim insuficiente para levar a uma subida dos resultados face à primeira metade de 2021.