A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) lança ao público, no domingo, um Centro de Exposições Virtuais (centrodeexposicoesvirtuais.pt) com peças de vários museus da região Centro.

Trata-se de uma sala de exposições temporárias, que tem como objetivo levar o público aos museus, de acordo com a diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

Esta plataforma é divulgada na data em que se assinala pela primeira vez, em 42 Estados, o Dia do Mediterrâneo. Desta forma, lança-se com o mote ‘Périplos pelo mediterrâneo’.

Há peças de cinco museus: Museu de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), Museu Monográfico de Conímbriga (Condeixa-a-Nova, Coimbra), Museu da Vila Romana do Rabaçal (Penela, Coimbra) e Museu José Malhoa, (Caldas da Rainha).

O produtor final é resultado de 400 horas de trabalho com um investimos de 15.000 euros em equipamentos de gabinete e website do Centro de Exposições Virtuais.

A partir de domingo a cultura fica mais próxima do público e permite-lhos ter uma prespetiva diferente das peças, uma vez que estão em dimensão 3D, sendo possível observar os seu pormenores.

O objetivo deste trabalho passa por criar uma rede envolvendo museus (municipais, regionais e nacionais), salvaguardando a preservação do património cultural, através da digitalização, e ainda promover e estimular a divulgação do património, promovendo as instituições museológicas.

A plataforma irá receber pelo menos duas exposições temporárias por ano, onde vão ser convidados outros museus da região para integrar em novas exposições.