A Direção-Geral da Saúde  divulgou esta segunda-feira o parecer técnico relativo à realização da edição da Festa do Avante! de 2020. Mais pormenores com a jornalista Marta Sousa:

O secretário de Estado da Saúde, António Sales, assumiu que a decisão de divulgar o parecer técnico sobre a Festa do Avante!, ao contrário do que tinha sido indicado, se ficou a dever ao carácter excecional do ponto de vista de “impacto social e mediático” do evento:

O governante garante que não houve discriminação nem positiva nem negativa, até porque as decisões da DGS são de carácter técnico e não político:

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu em conferência de imprensa que, antes da divulgação do parecer técnico da DGS sobre a festa do Avante!, foi recolhida a concordância da respetiva organização:

O parecer técnico da DGS sobre a festa do Avante! indica uma ocupação máxima de 17 mil pessoas e não das 33 mil que tinham sido mencionadas previamente pela organização do evento.

A diretora-geral da Saúde explicou o porquê desta redução:

A DGS divulgou esta segunda-feira o parecer técnico relativo à realização da edição da Festa do Avante! de 2020.

A Lotação máxima do recinto irá rondar as 17 mil pessoas em simultâneo, o consumo de álcool será proibido a partir das 20 horas e as crianças a partir dos 10 anos serão obrigadas a usar máscara.