O subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, deu alguns conselhos aos portugueses, esta terça-feira, sobre como festejar a quadra natalícia em plena pandemia mundial, na conferência de imprensa da DGS.

Trata-se de um conjunto de 10 medidas, todas com um denominador comum, evitar grandes aglomerações e manter a distância social possível:

O responsável chamou a atenção para os locais de maior risco, dentro das próprias habitações, e pede que se evitem abraços e beijinhos:

Rui Portugal alertou ainda para os perigos da partilha de objetos, defendendo a proteção dos familiares mais vulneráveis:

Para o sub-diretor geral da Saúde é importante manter os cuidados habituais, como o uso da máscara e a desinfeção das mãos:

Alguns dos conselhos da DGS para um Natal mais seguro. Na conferência de imprensa, Rui Portugal disse ainda que atualmente existem 489 surtos ativos no país, dos quais 76 em ambiente escolar. Há um surto na região norte, quatro na zona centro, 62 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco no Alentejo e quatro no Algarve.