Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja vão estar até às 00:00 de quinta-feira sob aviso vermelho devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

De acordo com o IPMA, há mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural.

À Antena 1, a meteorologista Patrícia Gomes indica que hoje será um dos dias mais quentes da semana:

Na quinta-feira, espera-se que as altas temperaturas comecem a ceder. Mas só na próxima semana é que o país poderá contar com temperatura mais amenas. Mas até lá, o risco de incêndio continua elevado. Em entrevista à RTP, o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, diz que que a Proteção Civil tem todos os meios disponíveis:

O primeiro-ministro volta a sublinhar que Portugal se encontra em risco máximo de incêndio e que há um problema estrutural por trás de cada fogo. Numa conferência de imprensa, António Costa apela à identificação e registo de propriedades:

Em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, o primeiro-ministro afirma que grande parte da mancha florestal está atualmente abandonada.