Dez Bancos do sistema financeiro português associaram-se, pela primeira vez, para organizar uma iniciativa de solidariedade, centrada no apoio alimentar às famílias mais desprotegidas, no contexto da presente crise.

Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa visa mobilizar recursos financeiros significativos para apoiar organizações que disponham de uma infraestrutura montada, com capacidade para chegar de imediato às pessoas concretas que enfrentam maiores dificuldades, em condições de controlo e auditoria exigentes.

Os 10 Bancos comprometeram-se com uma contribuição total de cerca de 1,8 milhões de euros e convidaram a associar-se à iniciativa mais de 30 empresas, que contribuíram com donativos financeiros e bens alimentares.

O montante total reunido antes mesmo do lançamento oficial desta iniciativa é já superior a 2 milhões de euros. Para fazer chegar a ajuda às cerca de 450 mil pessoas que precisam de receber apoio alimentar diário, foi selecionada como plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, articulada nos Bancos Alimentares Conta a Fome.

A presidente da estrutura, Isabel Jonet, apela a todos os portugueses que contribuam para apoiar as cerca de 2.700 instituições e entidades em todo o País, incluindo as regiões autónomas:

O montante total angariado no final da campanha permitirá a aquisição de alimentos básicos, como leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa ou atum, sendo que 20% do montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos. Toda a informação sobre a iniciativa está disponível no site da Rede de Emergência Alimentar.