O foguetão chinês ‘Long March 5B’, de cerca de 30 metros e entre 17 e 21 toneladas de peso, que está a cair “de forma descontrolada” em direção à Terra, tem entrada na atmosfera prevista para esta madrugada e cairá algures entre os 41,5 graus norte e o mesmo valor sul.

Sydney, Nova Iorque, África, América do Sul ou partes da Ásia foram alguns dos locais apontados como prováveis para o impacto de alguns dos destroços. Portugal é um pequeno ponto nessa vastidão, mas está entre os locais ameaçados pelos destroços que devem entrar na atmosfera nas próximas horas.

No entanto, o cenário mais credível para o local do impacto deverá ser o mar, uma vez que cerca de 70% da faixa geográfica analisada é composta por água.

As autoridades chinesas e especialistas norteamericanos e britânicos dizem que as possibilidades de alguém ficar ferido são muito reduzidas.

Quanto à hora do impacto, o Serviço de Vigilância e Rastreio de Objetos no Espaço da União Europeia definiu que o impacto deverá acontecer por volta das 03:11 da madrugada do dia 9 de maio, hora de Portugal continental.

Recorde-se que o foguetão descolou no dia 29 de abril e colocou em órbita o módulo Tianhe da nova estação espacial chinesa, sendo este lançamento o primeiro das 11 missões necessárias para completar a estação.