O estado do tempo em Portugal continental vai ser condicionado na quinta e na sexta-feira pela depressão Goretti, com previsão de chuva e queda de neve nos pontos mais altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA explica que a depressão Goretti apresenta “uma superfície frontal fria associada de atividade fraca a moderada”, que irá influenciar o tempo no continente ao longo destes dois dias.
Para quinta-feira, está prevista chuva em geral fraca, sobretudo nas regiões Norte e Centro, podendo tornar-se temporariamente moderada no Minho e no Douro Litoral a partir do final da tarde. Nesse dia, existe ainda a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde.
O vento será fraco a moderado, predominando de sudoeste, soprando por vezes forte na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.
Na sexta-feira, após a passagem da superfície frontal fria, estão previstos aguaceiros fracos, que poderão ser de neve acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude. O vento será do quadrante oeste, soprando por vezes forte nas terras altas, com rajadas até 75 quilómetros por hora.
O IPMA adianta ainda que, no litoral Norte e Centro, se preveem ondas de noroeste com três a quatro metros na sexta-feira e no sábado.

