No dia 1 de julho, o folclore voltou a sair à rua com a 22ª edição do Festival de Folclore de Santo Varão. Organizado pelo Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, o momento de celebração da cultura e a etnografia deu um destaque particular ao Caminho Ferro e à sua importância para as vivências da comunidade.

Na sessão solene que deu as boas-vindas aos grupos e às entidades presentes, José Veríssimo, vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na companhia de João Girão, presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, elogiou “o excelente trabalho que a formação santovaronense fez durante a pandemia, permitindo que se mantivessem em atividade” e desejou “que continuem a ser um dos embaixadores culturais da freguesia e do concelho”.

À semelhança de edições anteriores, o momento festivo contou com a realização da oficina “A Dançar é que nos entendemos. Coisas de folcloristas!” e, após o momento solene e o jantar de confraternização, realizou-se, no adro da Igreja de Santo Varão, o festival de folclore.

Pelo palco passaram o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense (Montemor-o-Novo), o Rancho Folclórico da Fajarda (Coruche) e o Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira (Braga), proporcionando mais um momento cultural inesquecível.