A vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos contra a covid-19 poderá receber luz verde já esta segunda-feira. A comissão técnica de vacinação esteve reunida no domingo e a Direção-Geral da Saúde deverá comunicar em breve o parecer.

Portugal já comprou cerca de 700 mil doses da vacina, que é uma vacina pediátrica. Isto significa que a dose a administrar será três vezes menor que aquela que é dada aos adultos.

Recorde-se que em 1 de dezembro, o Centro Europeu de Controlo de Doenças apoiou a vacinação para crianças entre os cinco e os 11 anos e sugeriu que aquelas que têm riscos acrescidos deveriam ser integradas em grupos prioritários.

ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA PREVÊ COMEÇAR A VACINAR CRIANÇAS NO DIA 14

O Arquipélago da Madeira prevê começar a vacinar as crianças desta faixa etária a 14 de dezembro, já que as vacinas chegarão uma semana antes do previsto, a 13 de dezembro.

A região vai receber 25% do total das vacinas adquiridas por Portugal, estando previstas chegar cerca de 17.500 doses até ao final do ano.

As primeiras a serem vacinadas serão as crianças com patologias associadas e, depois, as que tenham autorização dos pais ou responsáveis.