A Direção-Geral da Saúde confirmou mais 16 casos de infeção humana pelo vírus ‘Monkeypox’ em Portugal, num total de 74 casos. Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos.

Em declarações aos jornalistas, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, avançou que o país tem algumas reservas de vacinas para fazer face a esta doença:

A DGS aconselha os indivíduos que apresentem erupção cutânea, lesões ulcerativas, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico. Ao dirigirem-se a uma unidade de saúde, deverão cobrir as lesões cutâneas.

Entretanto, à RTP adianta que Portugal pode avançar, muito em breve, com a vacinação contra o vírus ‘Monkeypox’. A garantia é da diretora do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis da Direção-Geral da Saúde.

Margarida Tavares considera que o número de casos confirmados no nosso país é preocupante, mas diz que não há motivo para alarme, até porque as autoridades sanitárias estão a tomar medidas:

Em termos mundiais, já foram confirmados mais de 200 casos.