A União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi recentemente distinguida, em Lisboa, com o Prémio Autarquia do Ano, por projetos desenvolvidos em duas categorias, no âmbito da Cultura e Património e da Segurança, Saúde e Proteção Civil.

O Prémio Autarquia do Ano é uma iniciativa da Lisbon Awards Group que tem como missão distinguir e homenagear as iniciativas e práticas inovadoras dos municípios de todo o país, e que na sua 4ª edição premiou 45 municípios, num total de 11 categorias e 50 subcategorias.

“A União de Freguesias tem uma ação muito importante na vida das pessoas, pela proximidade e pelo conjunto de competências que hoje assume e executa diariamente. Receber estes prémios é muito gratificante na medida em que traduz um reconhecimento de que estamos a trabalhar bem, nomeadamente em áreas que são prioritárias, como sejam a prevenção dos incêndios rurais e a preservação e valorização do nosso património”, refere Paulo Simões, presidente da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova.

A União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi premiada em duas categorias, nomeadamente na área da Segurança, Saúde e Proteção Civil, sendo distinguida pelo conjunto de ações que desenvolve neste âmbito. 

A implementação da Unidade Local de Proteção Civil, para incrementar a eficiência da prevenção dos incêndios rurais e promover uma maior proximidade no apoio a prestar aos agentes de proteção civil, é um dos exemplos. Aquela autarquia promove ainda, regularmente, ações de sensibilização à população, estruturadas e dinamizadas em estreita colaboração com as entidades existentes no Município de Condeixa-a-Nova, a limpeza e alargamento de caminhos florestais e ações de vigilância da floresta, com a adesão ao programa de “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), além de prestar apoio aos Bombeiros Voluntários de Condeixa, na aquisição de equipamentos de proteção e combate aos incêndios rurais.

Na categoria de Cultura e Património, a União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova foi distinguida com o Prémio Autarquia do Ano pelo projeto de valorização do Aqueduto Romano de Conímbriga, classificado como Monumento Nacional desde 1967, cujo espaço envolvente foi alvo de trabalhos de desmatação e limpeza em dezembro de 2022. Aquela autarquia pretende valorizar ainda mais aquele monumento através de ações de preservação, reabilitação e sinalização de elementos relevantes ao longo do seu percurso de cerca de 3 quilómetros de estruturas conservadas.