O grupo de 32 jovens de diferentes nacionalidades, provenientes de cidades geminadas com Condeixa, foi recebido na passada terça-feira no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelo Executivo e elementos da Associação Geminação de Condeixa.

Os jovens encontram-se a participar no Festival da Juventude, um evento organizado rotativamente pelos diferentes municípios geminados com Condeixa, cabendo este ano a organização ao município condeixense.

Refira-se que o Município de Condeixa-a-Nova tem protocolos de geminação formalizados com Bretten (Alemanha) desde 1985, Longjumeau (França) desde 1990 e Pontypool (País de Gales) desde 1999.

No encontro, os 32 participantes, provenientes de Bretten, Pontypool e Condeixa-a-Nova, têm a possibilidade de desenvolver, durante uma semana, diversas atividades de carácter desportivo e cultural, promovendo a inclusão de novas pessoas no contexto dos protocolos de geminação.

O programa, que decorre entre 21 e 27 de agosto, definiu visitas às Ruínas de Conimbriga, aos passadiços de Rio dos Mouros, ao Museu PO.RO.S, às piscinas municipais, à praia fluvial da Louçainha, às instalações do Padel e ao centro histórico de Coimbra.

O Festival da Juventude termina sábado com a realização da conferência “Estratégia para a Inclusão e Diversidade”, no Museu PO.RO.S, seguida de trabalhos de grupo sobre aquela temática, culminando com um jantar oficial e uma pequena sessão de encerramento.