O Município de Condeixa-a-Nova associou-se ao Centro Social Polivalente de EGA para o desenvolvimento do projeto “Desafio Sénior”, que pretende combater o isolamento e a solidão da população idosa do concelho, retardando as necessidades de institucionalização, com um apoio integrado ao domicílio.

O projeto “Desafio Sénior”, com uma dotação global de cerca de 138.500 euros, contará com um apoio de 44.728 euros da Câmara Municipal de Condeixa, enquanto investidor social e resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, comparticipado pelo Fundo Social Europeu, sendo executado pelo Centro Social Polivalente de EGA.

Este projeto destina-se a pessoas com mais de 65 anos que se encontram sozinhas em casa e isoladas, sem o apoio de familiares ou de quaisquer outras valências sociais. Até ao final de 2022 espera-se chegar a 30 idosos que beneficiarão de um apoio integrado ao domicílio, visando promover o bem estar físico, psicológico e social, para que as suas entradas nos Centros de Dia e Estruturas Residenciais para Idosos seja retardada.

Uma das principais missões do projeto prende-se com a prevenção da doença e a promoção da saúde, apresentando soluções e alternativas inovadoras que possam ajudar o idoso a ter uma vida mais digna, mais ativa e com melhor saúde.

É reconhecido que o isolamento e a solidão a que os idosos estão sujeitos fragiliza, a longo prazo, o seu estado de saúde, levando muitas vezes a situações como tesão arterial elevada, obesidade e falta de exercício que, por sua vez, podem aumentar o risco de doenças cardíacas, artrite, diabetes tipo 2, entre outras. Todas estas situações podem levar à diminuição da capacidade de realização de tarefas simples como tratar da higiene pessoal, entre outras atividades da rotina diária.

A realização deste projeto pretende aumentar a qualidade de vida dos idosos, reduzir os encargos no Sistema Nacional de Saúde e de Segurança Social e reconhecer as mais valias trazidas pelas tecnologias ao serviço do utente.

Com a colaboração de uma equipa multidisciplinar, pretende-se criar uma plataforma de monitorização de sintomas de alerta dos idosos, ligada 24 horas por dia, promover junto dos idosos atividades diferenciadoras e individualizadas, ações de literacia digital, de fisioterapia, desportivas e de animação sociocultural.